Rádio Terra Fm Lagamar - Lagamar/MG


Uma senhora de 74 anos que veio de Lagoa Grande para realizar tratamento em um hospital de Patos de Minas acabou falecendo nesta sexta-feira (28). Lázara Maria de Souza sofreu um traumatismo craniano após cair da cama na unidade de saúde. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e depois liberado para os familiares.

A paciente foi internada no Hospital São Lucas no último sábado (22). Ela estava com pedra na bexiga e com anemia crônica, precisando receber a transfusão de uma bolsa de sangue, por isso foi internada na UTI. Sérgio Galvão, que se considera neto da paciente, entrou em contato com o Patos Hoje e relatou o que os familiares entendem ser um caso de negligência médica.

Ele disse que a filha Simone Souza visitou Dona Lázara na terça-feira (25) e ela estava lúcida, conversando e praticamente pronta para ir para o quarto. “A queda no leito aconteceu na terça-feira à noite, por volta das 20h00”, afirmou Simone. Os profissionais estavam dando banho em outras pacientes quando aconteceu o acidente.

Na quarta-feira (26), os familiares já a encontraram inconsciente. De acordo com a ocorrência policial, os familiares vendo a situação chegaram a tentar levá-la para um hospital particular, mas não conseguiram a liberação, tendo sido colocados vários empecilhos para isso. “Minha mãe havia reclamado que não lhe deram água”, contou.

A direção do hospital e o médico responsável relataram que, com a queda, ela sofreu um galo na nuca, escoriações e dilacerações nos braços, mas dialogava normalmente. Eles então fizeram um pedido de vaga pelo SUS Fácil para transferência da paciente para o Hospital Regional para mais exames e relataram toda a preocupação. O quadro dela piorou em seguida e ela acabou falecendo.

Segundo a ocorrência policial solicitada pelos familiares, o administrador do hospital e o médico intensivista responsável pela manutenção da UTI explicaram para os familiares que se Dona Lázara fosse para um hospital particular teriam que lhe dar alta médica, porque o sistema do SUS não permite o retorno em seguida.

Com relação à questão da falta de oferecimento de água, eles relataram que isso pode acontecer devido à dieta do paciente. Eles também citaram que, com a falta de funcionários e de aparelhos no Hospital São Lucas, têm ficado cada dia mais difícil administrar todos os problemas. A perícia técnica da Polícia Civil foi até o local para analisar o que de fato aconteceu. O corpo foi encaminhado para o IML e verificada a morte pelo traumatismo craniano. O sepultamento deve acontecer na manhã deste sábado (28) no Cemitério de Lagoa Grande.