Rádio Terra Fm Lagamar - Lagamar/MG


O Governador do Estado enviou sua Força-tarefa a Patos de Minas nesta terça-feira (23) para avaliar a situação da pandemia da Covid-19 em Patos de Minas e na região Noroeste de Saúde.  A comitiva coordenada pelo secretário de estado da saúde, Carlos Eduardo, pousou no Aeroporto Municipal pouco depois das 8h da manhã para cumprir uma agenda carregada.

A comitiva vai visitar três hospitais, começando pelo Hospital Regional Antônio Dias. Em seguida, as autoridades de saúde seguirão para o Hospital São Lucas, que também pode ser ocupado pelo poder público após decisão da Justiça.  Por último, a Comitiva visitará o Hospital de Campanha.

Em entrevista exclusiva ao Patos Hoje, o secretário de estado da saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que a força-tarefa está verificando a situação da pandemia em toda a região Noroeste de Saúde, que atualmente enfrenta números crescentes da pandemia da Covid-19 e é uma das mais preocupantes do Estado.

Em situações mais críticas, como ocorreu em Coromandel, o Governo do Estado tem autorizado a abertura de novos leitos e enviado profissionais de saúde para dar suporte ao atendimento. Em Patos de Minas, após conhecer a estrutura existente, o secretário concederá entrevista coletiva para a imprensa para explicar o que será feito na região.

 

O deputado estadual, Doutor Hely, também participa da comitiva. Ele destinou R$ 3.3 milhões para ampliar o atendimento e vai aproveitar a visita para acertar com o secretário a liberação mais rápida dos recursos. O prefeito, Luís Eduardo Falcão e a superintendente regional de saúde, Noemi Portilho, conduzem a visita da comitiva e mostram a realidade da região que tem apresentado números alarmantes.

Patos de Minas tem 170 pacientes internados, sendo 59 em leitos de UTI. A ocupação de leitos, incluindo hospitais públicos e particulares, alcançou nessa segunda-feira (22), o preocupante índice de 217% de leitos clínicos e 159% de UTIs.