Rádio Terra Fm Lagamar - Lagamar/MG


A Fundação Hemominas pede aos doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos - em especial, os do tipo O negativo - a comparecerem o quanto antes em suas unidades para realizar a doação. Isso porque os estoques de sangue diminuíram 45% nos últimos dias, o que tem preocupado os especialistas.

Pessoas com o tipo O negativo são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar seu sangue para pacientes de todos os tipos sanguíneos. Por isso, o tipo O negativo é o sangue mais utilizado no atendimento de casos de urgências e emergências.  No entanto, doadores de todos os tipos estão sendo chamados para auxiliar na recuperação dos bancos de sangue.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 69 anos (para maiores de 60 anos, é preciso que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 60), pesar mais de 50kg e estar saudável, descansado e bem alimentado. Jovens entre 16 e 18 anos também podem doar, mas é necessário preencher documentos e formalizar a autorização dos pais ou responsáveis. No site da Fundação Hemominas, estão descritas todas as demais condições e restrições para doação de sangue.

Considerando o momento de pandemia, os candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo coronavírus ficam inaptos a efetuar a doação por 30 dias após completa recuperação. Pessoas que tiveram contato com alguém que apresentou diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por covid-19 são consideradas inaptas pelo período de 14 dias. Devido à pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após recuperação para doar.

Além disso, as pessoas que tiverem recebido a vacina contra a Covid-19 devem aguardar o fim do período de inaptidão a cada dose. No caso do imunizante Coronavac, o prazo de espera é de 48h. Já as vacinas da Astrazeneca, da Pfizer e da Janssen demandam que o doador aguarde 7 dias. A vacina da gripe também exige uma espera de 48 horas para a visita ao Hemominas.

Os interessados em doar sangue devem agendar o horário de atendimento online, por meio do site da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo para celular MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, é preciso cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

O Hemocentro de Patos de Minas fica na rua Major Gote, ao lado do Hospital Regional Antônio Dias – no centro da cidade. Outras informações sobre doação e horário de atendimento também podem ser obtidas pelo telefone 2106 2600. O núcleo funciona às segundas-feiras, das 14h30 às 18h30, e de terça à sexta-feira, das 7h às 11h.