Rádio Terra Fm Lagamar - Lagamar/MG


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais publicou nessa quinta-feira (9), que foram confirmados os dois primeiros casos da variante Delta em Patos de Minas. As informações constam no informe epidemiológico do órgão, que mantém um painel para as atualizações dos dados da doença nos municípios mineiros.

A coleta dos materiais ocorreu há algumas semanas e diante da suspeita foram enviados para Belo Horizonte onde tiveram a constatação das infecções pela mutação do vírus. Nós questionamos a prefeitura se alguns destes casos teria evoluído para óbito, já que foi coletado material em paciente que estava com estado gravíssimo, tendo inclusive falecido. Mas o município ainda não confirmou.

A Secretaria Estadual de Saúde destaca que a variante é delta é duas vezes mais contagiosa que as variantes anteriores, pessoas infectadas possuem maiores chances de serem hospitalizadas do que aquelas infectadas com as outras linhagens do coronavírus.

De acordo com um estudo apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Imperial College (Londres), a variante delta é resultado de uma mutação no gene relacionado à produção da proteína S (spike), responsável pela fixação e entrada do vírus nas células humanas.

As recomendações para prevenir são as mesmas, não somente pelo fato de a variante delta ser transmitida de maneira semelhante, mas também porque as outras variantes continuam circulando pelo mundo e já foi comprovada a possibilidade de uma reinfecção pela mesma variante ou por outras mais de uma vez, mesmo estando adequadamente vacinado.