Rádio Terra Fm Lagamar - Lagamar/MG


A direção do Hospital Regional Antônio Dias emitiu um documento às autoridades do município, alertando para o risco de colapso no atendimento aos pacientes com Coronavírus. Referência para 33 municípios da região e uma população de mais de 700 mil habitantes, o hospital chegou a 70% de ocupação dos leitos de UTI. A ocupação dos leitos clínicos também é motivo de preocupação.

A redação do Patos Hoje teve acesso ao ofício encaminhado às autoridades do município. Nele, a direção do Hospital Regional explica que dispões de apenas 10 leitos de UTI, sendo que 70% deles já estão ocupados. Na enfermaria são nove leitos, sendo que todos já estão ocupados. O documento ressalta ainda que o Hospital Regional não dispõe de leitos de UTI pediátrica.

 

Ao pedir providências às autoridades, os diretores do Hospital Regional ressaltam que os últimos boletins mostram um aumento nos casos confirmados de coronavírus na região e afirmam que o serviço de saúde pode entrar em colapso dentro de pouco tempo.

“Considerando que estamos com curva ascendente em nossa região e esta Unidade possui apenas 10 leitos de UTI Adulto para atendimento COVID-19; considerando a grave situação de cunho epidemiológico, pela rápida disseminação globalizada do covid-19, com o aumento de suspeição e confirmação de casos em nossa Região Ampliada Noroeste, sendo este um vírus de rápida transmissão pessoa a pessoa e de potencial de gravidade com demanda de leitos para pacientes críticos; e ainda, considerando que na data de hoje, 05/06/2020, estamos com ocupação de 70% da capacidade instalada de leitos de UTI COVID19; solicitamos-lhe, providências imediatas, no sentido de viabilizar ações efetivas, visando a suprir a demanda de leitos de UTI COVID19 para atendimento de pacientes da Região Ampliada Noroeste, uma vez que poderá ocorrer, em breve, conforme informações amplamente divulgadas, colapso no sistema de atendimento aos pacientes graves infectados pelo novo coronavírus que necessitam de cuidados em leitos de UTI”, informa o ofício.

Nessa quinta-feira (04), o Comitê Estadual da Convid-19 em Minas regrediu a região de Patos de Minas para a Onda Verde do Plano Minas Consciente, o que estabelece medidas mais rigorosas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Se a medida for respeitada pelas prefeituras dos 33 municípios que pertencem à região Noroeste de Saúde, vários setores do comércio terão que fechar novamente.